O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta originária da região do Mediterrâneo, na Europa, muita conhecida e utilizada desde tempos antigos. A erva sempre foi conhecida por alguns benefícios, como efeitos positivos na memória, função calmante, saborosa especiaria, além de ter aroma agradável.

Atualmente, o alecrim é muito utilizado como condimento para alimentos, porém as propriedades dessa planta podem ser aplicadas para outras finalidades - ela serve como conservante e tem até uso terapêutico.

Conheça alguns dos inúmeros benefícios do óleo de alecrim:

- Cabelos: usado para tratar a queda e estimular o crescimento do cabelo. Isso porque ele tem ação antioxidante e antiseborreica nos folículos capilares, o que ainda auxilia na caspa e oleosidade;

- Circulação: sua função calmante e diurética ativa a circulação, o que é muito benéfico para o alívio de dores musculares;

- Pele: tem ação hidratante, o que ajuda no combate das rugas e celulite, e ação tônico-adstringente, excelente para a acne;

- Inchaço: por conta de sua ação diurética, pode ajudar a eliminar a retenção de líquidos;

- Sistema nervoso: auxilia função cognitiva, memória e concentração;

- Sistema respiratório: pode ajudar no tratamento de asma, bronquite, gripes e resfriados;
- Ação estimulante:

Como usar o óleo de alecrim?

O óleo essencial de alecrim pode ser utilizado de diversas formas: em colar aromático, em banhos, escalda pés, em massagem, em difusores e adicionado a shampoos ou loções. Mas nunca aplique o óleo diretamente na pele! Ele deve ser diluído antes, em óleos vegetais para evitar irritações.
Algumas pesquisas afirmam que o consumo do alecrim pode causar um efeito diurético, aumentando assim um risco de desidratação e alterando a concentração de lítio no corpo, podendo chegar a níveis tóxicos.

O óleo de alecrim e derivados da erva possuem excelentes benefícios e aplicações, porém, como tudo (seja de origem sintética ou natural), existem limites e concentrações que os tornam prejudiciais.  Use sempre com moderação!




Autor: Leonardo
Data: 09/11/2017 12:16:22
ClubeAzul.org.br | E-mail: atendimento@clubeazul.org.br | Contatos: (21) 3916-7277 Rio de Janeiro 4020-1610 (capitais e regiões metropolitanas)