O sono é um processo fundamental para que o nosso corpo funcione perfeitamente. É durante o sono que acontece toda a recuperação do organismo depois de um longo dia, a termorregulação, que é o controle da temperatura corporal, a consolidação do aprendizado e da memória e principalmente o repouso, muito importante para a síntese de diversos hormônios como a grelina e leptina, que controlam a fome e saciedade.
Ou seja, o sono é essencial para a manutenção da saúde, no entanto, algumas pessoas passam a noite sem sono e não sabem como dormir melhor. Esse tipo de problema pode ser causado pelos distúrbios do sono, que ocorrem quando há dificuldades durante o sono, prejudicando a sua qualidade e trazendo prejuízos à saúde e ao bem-estar.

Conheça alguns dos principais distúrbios do sono:

Apneia do sono: a apneia acontece pela obstrução das vias aéreas superiores no sono, que prejudica a oferta de oxigênio ao corpo, que reage despertando para poder respirar. A apneia é causada por diversos fatores, como: sexo masculino, histórico familiar, obstrução nasal, obesidade, distúrbios endócrinos, consumo de álcool, tabagismo e cansaço em excesso.

Insônia: muitas pessoas não sabem o que fazer para dormir e isso pode ser causado pela insônia, que é a dificuldade para dormir, manter ou sono ou despertar antes da hora. Assim como a apneia, insônia prejudica a qualidade de vida.
São fatores para este mal: trabalho em turnos, ansiedade, estresse, claridade no quarto, colchão inadequado e uso de medicamentos.

Narcolepsia: é um quadro de sonolência excessiva, que acontece durante o dia, resultando em cataplexia e alterações no sono REM.  Pode ser causada pela hereditariedade e está relacionada à deficiência de uma proteína do cérebro.

Síndrome das pernas inquietas: é a necessidade de movimentar as pernas, como forma de aliviar uma sensação desagradável nestes membros. Ocorre antes de dormir, à noite, prejudicando o início do sono e levando, até mesmo, a um quadro de insônia. Além disso, pode causar alterações no humor, estresse e fadiga mental.

Como dormir rápido

Afinal, como conseguir dormir bem? O recomendado é tentar manter uma rotina para dormir, sempre no mesmo horário, e em ambiente adequado (quarto escuro, sem ruídos e com colchão e travesseiros adequados). Além disso, se você apresenta algum distúrbio do sono, procure orientação de um médico.

 




Autor: Leonardo
Data: 09/11/2017 14:37:50
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