Bem-estar e Alimentação

 

É cada vez mais comum ver pessoas comendo apressadas, olhando no celular, sem dar importância ao que está no prato. Muitas vezes são comidas pobres em vitaminas e nutrientes. Este artigo pretende mostrar porque a nossa alimentação merece mais atenção e cuidado.
Para um bom funcionamento, cada parte de nosso corpo precisa de nutrientes específicos. Esses nutrientes só são adquiridos por meio dos alimentos que ingerimos e sem eles, nosso corpo fica sujeito a infecções e doenças.
Para o bom funcionamento do sistema imunológico é necessário uma alimentação balanceada. A falta dos hábitos saudáveis na alimentação faz com que fiquemos sujeitos a doenças com mais facilidade. Alguns alimentos benéficos para o sistema imunológico: gengibre, espinafre e iogurte natural.
Pessoas que desejam emagrecer também precisam ficar atentos ao que comem. Consumir os nutrientes certos faz com que o emagrecimento se torne mais fácil e eficiente Quando o corpo absorve alimentos pobres em nutrientes, como fast foods, é normal que o organismo não se sinta saciado, além de tornar os intervalos entre as refeições cada vez menores. 
O equilíbrio hormonal também é afetado com uma má alimentação, principalmente nas mulheres. A falta de nutrientes pode prejudicar o sono, afetar o humor e as emoções. Comer bem significa cuidar do nosso corpo e da nossa saúde. Sem isso, até mesmo nosso trabalho é afetado, devido ao estresse, a capacidade de se concentrar se reduz, impactando na produção.
Um hormônio importante para a sensação de bem-estar é a serotonina. Alguns alimentos, como banana e abóbora, contêm o aminoácido triptofano, que estimula a produção desse hormônio.
O melhor profissional para definir a dieta mais indicada para cada pessoa é um nutricionista. De maneira geral, uma boa alimentação é sempre colorida e variada. O sal e o açúcar são importantes, mas nunca em excesso, pois o consumo exagerado desses alimentos podem causar ateração na pressão sanguínea, doenças cardiovasculares e diabetes. 
Confira a seguir alguns grupos alimentares importantes em uma alimentação variada:
Frutas e verduras: ricas em vitaminas e minerais. Devem ser consumidas diariamente, sempre variando as cores.
Carboidratos: são fontes de energia. São encontrados em alguns legumes e raízes, mas principalmente em cereais integrais, como a quinoa. Alimentos com farinha branca não são os melhores, pois perdem alguns nutrientes. É sempre melhor optar pelas opções integrais.
Proteínas: muito importantes para o bom funcionamento do organismo. São encontradas em carne de origem animal, castanhas e soja. Elas também promovem sensação de saciedade e auxiliam no controle do apetite.
Laticínios: é a maior fonte de cálcio. Importante para os ossos, dentes e contrações musculares. A falta de cálcio é a principal causa da osteoporose. Leite, queijos e iogurtes são boas fontes de cálcio.
Fibras alimentares: são essenciais para o sistema digestivo, contribuem para a diminuição do colesterol e normalizam a pressão. A aveia e a quinoa são ótimas fontes de fibras.

 




Autor: Leonardo
Data: 07/11/2018 14:19:59
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