Saiba tudo sobre o glúten

Os produtos sem glúten atualmente são facilmente encontrados nos supermercados e cardápios de muitos restaurantes. Muitas pessoas não estão mais consumindo aquele pão quentinho e crocante ou a boa e velha macarronada aos domingos. Algumas pizzas e determinados produtos processados como sopas, molhos, hambúrgueres, bolos, biscoitos ou doces, também entram na lista. Para algumas pessoas, basta ingerir uma destas delícias para começar com sintomas desconfortáveis como diarreia, enjoo, vômitos, flatulência, mal-estar e dor de cabeça.

A intolerância ao glúten pode trazer estes sintomas e por isso as pessoas intolerantes optam por evitar estes alimentos. Mas afinal, o que é o glúten? O glúten é uma proteína complexa que sempre esteve presente na nossa alimentação. Algumas poucas pessoas têm uma forma grave de reação ao glúten que causa atrofia na mucosa intestinal, emagrecimento, diarreia crônica e má absorção que é chamada de Doença Celíaca. A intolerância ao glúten dos dias atuais é diferente e ocorre, muito possivelmente, porque a quantidade desta proteína na alimentação cotidiana aumentou demais.

O próprio trigo, utilizado nos alimentos que consumimos, passou por modificações, feitas pelos agricultores, para satisfazer as necessidades, cada vez maiores, de comércialização. O “excesso” de contato dos adultos e crianças com este “novo” trigo e com o glúten faz com que muitas pessoas não o consigam digerir e explica, por que muitas pessoas passaram a apresentar desconforto abdominal após ingestão de produtos que o contém. O ideal é procurar um médico, relatar os sintomas e fazer exames para a constatação ou não, da intolerância aos alimentos que contenham a substância.




Autor: Leonardo
Data: 10/10/2019 22:08:21
ClubeAzul.org.br | E-mail: atendimento@clubeazul.org.br | Contatos: (21) 3916-7277 Rio de Janeiro 4020-1610 (capitais e regiões metropolitanas)