Conjutivite aumenta na primavera

A primavera, apesar de ser uma estação muito agradável, é o período da manifestação mais comum da conjuntivite alérgica, que é causada principalmente pelo pólen das flores disperso no ar. Olhos ficam vermelhos, inchados e com secreções, possivelmente mais um caso de conjutivite. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, pele que recobre a parte branca dos olhos. Os sintomas são sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e secreção. São três tipos de conjuntivite: viral, bacteriana e alérgica.

As virais são causadas por vírus e são as mais agressivas. Os sintomas são mais intensos e podem durar de 2 à 3 semanas. A bacteriana é causada por bactéria e os sintomas são mais brandos, dura cerca de uma semana e os sintomas vão melhorando com o passar dos dias. A alérgica é parecida com as outras, mas há muito mais coceira e vermelhidão. Acomete mais pessoas alérgicas.

A transmissão da conjuntivite pode ser de forma direta ou indireta: um abraço ou beijo no rosto, uso da mesma toalha ou travesseiro e até um sabonete pode transmitir (o vírus fica vivo por um tempo). O tratamento não é específico, o que deve ser feito é:

isolamento (não ter contato com outras pessoas para não transmitir);

compressa com água filtrada gelada ou soro fisiológico;

colírio lubrificante (não usar os colírios que são remédios sem prescrição).




Autor: Leonardo
Data: 18/10/2019 23:30:28
ClubeAzul.org.br | E-mail: atendimento@clubeazul.org.br | Contatos: (21) 3916-7277 Rio de Janeiro 4020-1610 (capitais e regiões metropolitanas)