Sedentarismo faz tão mal quanto o cigarro. Descubra!

Sabemos que fumar é prejudicial à saúde. Mesmo quem fuma, provavelmente, tem consciência de que está mantendo um hábito que faz mal ao próprio corpo. Agora, quando falamos sobre sedentarismo, muitas pessoas não sabem que esse hábito pode ser tão prejudicial ao corpo, mente e saúde quanto o cigarro.

 

Estudos apontam que o sedentarismo pode trazer consequências negativas ao corpo comparáveis às do tabagismo.

 

A situação se agrava ainda mais nesse tempo de pandemia em que estamos vivendo. Isso porque passamos muito mais tempo exclusivamente dentro de casa, onde, muita das vezes, nossas atividades se restringem a caminhar apenas de um cômodo para o outro.

Os longos períodos de repouso não são inofensivos, pois estar inativo aumenta o risco de desenvolvimento de muitas doenças crônicas, como as cardiovasculares por exemplo.

 

"O risco de mortalidade prematura de quem é sedentário é provavelmente comparável ao de fumar."  Afirma a professora da Universidade de Harvard I-Min Lee.

 

Não queremos dizer que fumar pode ser saudável desde que pratique atividades físicas. Não! Queremos destacar que os dois fatores de risco são igualmente preocupantes. A atividade física e uma alimentação saudável são tão importantes quanto evitar fumar. O objetivo é eliminar todos os fatores de risco possíveis.

 

Para evitar estes efeitos negativos sobre a saúde é fácil: cerca de duas horas e meia de exercícios durante a semana são suficientes para colher benefícios. Comece aos poucos. Mude pequenos hábitos, faça pequenas substituições e mantenha a constância. 

 

Cuide do seu corpo e da sua mente.

 




Autor: Leonardo
Data: 23/09/2021 12:19:18
ClubeAzul.org.br | E-mail: atendimento@clubeazul.org.br | Contatos: (21) 3916-7277 Rio de Janeiro 4020-1610 (capitais e regiões metropolitanas)