Estudos comprovam que a cobrança excessiva por produtividade e resultados podem aumentar casos de ansiedade e depressão. O Brasil ocupa uma posição de destaque nesse contexto. Estima-se que a maior taxa de depressão do continente latino-americano está entre os brasileiros, impactando cerca de 12 milhões de pessoas.
Essa exaustão, em muitos casos, é consequência do excesso de cobrança por produtividade. O mundo corporativo hoje em dia está assim, sugando e provocando a darmos sempre mais. Esse excesso de trabalho, aliado à cobrança pela alta produtividade, são algumas das variáveis que podem desencadear problemas psíquicos, como a ansiedade.
Em um ano marcado pela pandemia do coronavírus, o tempo de trabalho e descanso se misturam. Trabalhamos em casa e ficamos em casa, o tempo de “não trabalho” basicamente deixa de existir. Busca-se sempre a superprodução, o super desempenho, a super comunicação e esse excesso de informações que recebemos diariamente causa, involuntariamente, a exaustão.
Adotar medidas que aliviam a tensão e melhoram o bem-estar físico e mental é uma ótima alternativa para prevenir essas doenças e promover a qualidade de vida. Estar com o corpo em movimento é uma maneira de diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças psíquicas e cardíacas.